quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Resposta da Associação de Futebol

Temos muito gosto em responder a esta questão que agora nos estão a levantar pois quem não está dentro do assunto acha esta situação muito estranha e não é para menos.

Passamos a explicar:

O Grupo Desportivo da Torre D. Chama, assim como os restantes clubes, foram várias vezes avisados de que nos deviam informar se pretendiam ou não participar nos campeonatos das camadas jovens. Nunca nos fizeram chegar uma resposta escrita e, por telefone, o presidente do G D Torre D. Chama disse-nos que não participava, pelo que se realizou o sorteio do campeonato e taça de infantis só com quatro clubes. Com todo o processo já em andamento dirigiu-se a nós o Sr. Alfredo Mariano, dirigente do G D Torre D. Chama, que se encontrava em Moncorvo a frequentar o curso de treinadores, dizendo-nos que o Grupo Desportivo estava interessado em participar no campeonato de infantis. Foi-lhe respondido que era quase impossível devido a já existir o sorteio realizado e a calendarização organizada para os quatro clubes e que não tínhamos datas disponíveis (eram necessárias mais quatro semanas só para o campeonato ) mas que íamos contactar os outros clubes, estudar o assunto e que depois daríamos uma resposta.

Começando o campeonato mais cedo e cortando algumas folgas dava para encaixar o Grupo Desportivo no campeonato mas não dava para mexermos na taça. Depois de vários contactos os outros clubes, tendo em conta que eram crianças que não tinham culpa da desorganização dos dirigentes, aceitaram a proposta da Associação desde que já não se alterasse a taça. Foi isso que foi comunicado ao Grupo Desportivo Torre D. Chama e feito novo sorteio para o campeonato, mantendo a taça como estava. Quando tínhamos tudo pronto, para nosso espanto, fomos informados que o Grupo Desportivo da Torre D. Chama afinal não queria entrar, coisa que o seu presidente já nos tinha dito no início do processo. Para não voltarmos outra vez com tudo para trás a solução encontrada foi a participação da Associação Cultural e Desportiva Torre D. Chama e para viabilizarmos esta solução tivemos, a título excepcional e contra as regras mais elementares e mais uma vez porque as crianças não têm culpa, autorizar que um dirigente do Grupo Desportivo Torre D. Chama, Sr. Ricardo Tomé, ficasse à frente de uma equipa de outra associação, neste caso a Associação Cultural e Desportiva Torre D. Chama.

Depois de todo o nosso esforço chegamos à conclusão que se queremos uma modalidade organizada não devemos pactuar com estas situações pois corre-se sempre o risco de interpretações desajustadas de quem está por fora do assunto.

Sempre ao dispor.

Cumprimentos

António Moreira

4 comentários:

Anônimo disse...

Em primeiro lugar, quero deixar bem claro que não sou dirigente do GD Torre de Dona Chama, nem da Associação Cultural TDC, mas apenas treinador do GDT Futsal e parte interessada no desenvolvimento da modalidade pela qual tudo faço.

Em segundo lugar e como aqui foi dito por parte da Associação de Futebol, o GD Torre de Dona chama, recusou desde inicio a inscrição de qualquer equipa de formação nos campeonatos distritais, já que ficou estabelecido desde o inicio da época desportiva, que essa responsabilidade era da Associação Cultural e Desportiva de Torre de Dona Chama. Perdeu-se a oportunidade de inscrever os juvenis e pelo rumo que este processo levava, os Infantis (equipa pela qual fui responsável na época anterior) iria também ficar sem competir. Sem saber datas de inscrições e de sorteios, numa conversa com o presidente do Sporting de Moncorvo mais precisamente uma 5ª Feira à noite, soube que o sorteio se iria realizar em breve e estavam inscritas 4 equipas de infantis. O sorteio realizou-se sábado à tarde e foi nesse mesmo dia que tive a oportunidade de falar com o Presidente da Associação de Futebol e pedir-lhe que incluisse os nossos miúdos no sorteio. Ele disse-nos que iria ver o assunto e assim foi. Desde logo falei com o Ricardo acerca de inscrevermos os "miúdos", mas como ficou estabelecido com o Presidente do GDT, formação era com a Associação, não pensamos 2 vezes. Inscrevemos a equipa e falamos com a presidente da Associação CD de Torre de Dona Chama, que desde logo se disponibilizou a dar continuidade ao projecto iniciado no ano anterior, como tinha ficado previsto no inicio a época. Infelizmente tiveram que ser dois responsáveis pelo GDT (dirigente e treinador) a encaminhar o processo de forma a termos a equipa de infantis a participar no campeonato.
O Ricardo, disponibilizou-se de imediato a treinar a equipa e desde logo falamos com o responsável da Associação de Futebol para que a nossa equipa fosse incluida, sem sequer pensar em clubes nem instituições. Como se sabia que actualmente eu treinava os seniores do GDT, supôs-se que a equipa de Infantis, estaria ligada ao GDT. Tinhamos que entrar e tínhamos, desse por onde desse e foi assim que aconteceu. O sorteio realizou-se novamente e o calendário apenas nos foi entregue, 3 dias antes de começar o campeonato. Quanto ao calendário da Taça... nunca chegou nem fomos avisados que que tinha sucedido e o porque da nossa exclusão. Agora que recebi um mail da Associação é que percebi o porque...

Entendo a posição da Associação de Futebol, só não entendo a dos outros clubes (se for verdade aquilo que li no mail).

Se houve desorganização, pedimos desculpa por tal ter acontecido e procuraremos fazer melhor.

O resto está explicado na postagem.

por: marianitoo

Anônimo disse...

Assunto esclarecido.. Isto só demonstra o problema que sempre existiu na Torre, que são poucos os que se interessam e como é claro há coisas que os ultrapassam.
Ao inicio é tudo muito bonito mas depois é que são elas, uns por motivos maiores têm que sair da terra, outros porque não vêem os seus interesses realizados abandonam mais cedo, e o trabalho acaba por ficar sempre para os mesmos. Assim acaba por ser normal notar-se essa pequena desorganização, que para meu ver não se trata de desorganização mas como já disse várias vezes faltam sim é pessoas sinceras (sem qualquer tipo de interesse)que ajudem porque dois ou três, como é obvio determinados assuntos os ultrapassam. Trata-se de um problema que existe à anos, não é de agora, no entanto, os poucos que andam não se deixem desanimar e força, organizados ou organizados já fizemos ver a muita gente... Um abraço

Anônimo disse...

Ahh afinal o Batata ate sabe criticar lol...Pois tens toda a razao, e a minha critica ha uns dias atras era por td isto q se passa ag tb.
E verdade que mais gente devia ajudar, isto podendo, mas tambem e verdade que a pessoas que querem fazer parte das associações e etc, estao na terra e depois nao fazem nd. têm o nome na listinha e trabalho nao e com eles.
Depois ha a situaçao de para ficar bonito, comprometem-se a fazer td e mais alguma coisa, so que como nada aparece feito sozinho acontece isto...
É facil, se a ACD tinha se comprometido em ficar com os miudos, a sua obrigacao era informar-se devidamente, respeitar os prazos da AFB e pronto fazia-se td direitinho e sem problemas. Agora se não ha gente para ajudar, mais vale de inicio dizer logo que nao ha condicoes para entrar em campeonatos, e nao andar a meterem-se em tudo e mais alguma coisa so para dizer que estao a participar e a fazer algo, para depois acontecer isto.
Fica o nome da Terra mal visto e temos que ouvir da AFB as verdades que ninguem gosta de ouvir...
Mas como ja foi dito é um problemas de ha muitos anos.
Melhores dias virao..
D.F.

Anônimo disse...

Excertos do comunicado da A.F Bragança.

"...Sr. Alfredo Mariano, dirigente do G D Torre D. Chama"

Como disse no comentário anterior, não sou dirigente do GDT, nem nunca me apresentei como tal. Apenas sou treinador da equipa sénior.

"...dizendo-nos que o Grupo Desportivo estava interessado em participar no campeonato de infantis"

Nunca poderia ter dito isto, porque à partida sabia que o GDT não estava interessado em entrar com escalões de formação, cabendo isso, á ACD TDC, como previsto.

"...Depois de vários contactos os outros clubes, tendo em conta que eram crianças que não tinham culpa da desorganização dos dirigentes, aceitaram a proposta da Associação desde que já não se alterasse a taça. Foi isso que foi comunicado ao Grupo Desportivo Torre D. Chama e feito novo sorteio para o campeonato, mantendo a taça como estava."

Nunca chegou tal comunicado a este Clube e se tivesse chegado, não andariamos com estas tentativas de esclarecimentos.

por: marianitoo