domingo, 30 de março de 2008

GD Torre de Dona Chama Vs GD POiares

Excelente jogo de futsal, com bons executantes e com muita emoção até ao fim. Começou melhor a nossa equipa que respondia bem à pressão alta da equipa de Poiares e criava as melhores situações de golo, que o GR adversário e o poste resolviam. Não se notava nesta fase qual a equipa mais experiente, com mais rotina de jogo e a que há 3 anos, passou pela 3ª divisão nacional, exactamente com estes jogadores.

O jogo era de parada e resposta, mas numa falha defensiva o Poiares adianta-se com um golo daquele que é considerado um dos melhores pivots do distrital. Não era justo, mas era verdade. Passado 3 minutos, e após falta na nossa área, penalti a favor da equipa adversária, convertido pelo seu capitão, a dilatar para 0-2, resultado ao intervalo.

Entramos melhor após o intervalo, com linhas defensivas bem subidas no terreno e o resultado foi evidente. O Poiares tinha dificuldades em sair da pressão e nós continuávamos a pecar na finalização. Ao 5º minuto fizemos o 1-2 por Rui e logo a seguir igualamos, outra vez pelo mesmo jogador. Controlávamos o jogo e poderíamos passar para a frente, mas 2 falhas defensivas (falha de comunicação entre GR e fixo e outro falha de marcação) e um auto-golo, colocava os forasteiros a vencer por diferença de 3 golos. Pagaram-se caro os erros, mas voltamos a mostrar força e vontade em virar os acontecimentos. Pelo meio uma bola no poste e 2 falhanços na cara do GR adversário antecipava golos. Foram 2. Protagonista: Nuno (excelente partida). Faltavam ainda 4 minutos para jogar e o tempo era mais que suficiente para alterar o resultado, mas a experiência e a qualidade do adversário veio ao de cima, conseguindo parar todos os ataques, matando o jogo a 30 segundos do final, num grande golo do seu melhor homem. O resultado justo seria o empate. Notou-se claramente a ausência do nosso melhor marcador (Filipe) a cumprir castigo e a lesão do Rui, que não o deixou finalizar o jogo.
O resultado premeia a experiência e a eficácia e castiga a vontade e o querer.

Parabéns à equipa de arbitragem. Como estes, mais.

Parabéns á equipa de Poiares. Bom colectivo com uma "cereja" no topo do bolo. João é o seu nome.

GDT jogou:

João Pedro (júnior); Nélson; Marco Pinto (1); Nuno(1); Bruno Costa.
PP; Bruno Reis; Rui Esteves (2) e Filipinho.

Treinador: Alfredo Mariano

Ao intervalo: 0-2
Resultado final- 4-6

Melhor em campo: João (Poiares); Nuno (GDT)

terça-feira, 25 de março de 2008

Excertos de uma tragédia grega

Quando se perde, seja de que forma for, há a tendência natural para culpar tudo e todos, para alem de nos culpar-mos a nós mesmos. No site da equipa de Carviçais, que visito todas as semanas, a crónica a esta jornada foi deveras peculiar, já que a meu ver, o senhor que dignamente faz a dita crónica, não viu o mesmo jogo que eu vi. Não podia por isso deixar de comentar (sem querer desrespeitar seja quem for).

"...Na primeira parte o Académico entrou a jogar bem, tomando conta da partida, com o Torre a defender nos dez metros"

O GDT não foi ai defender nos 10 metros, mas sim com três linhas defensivas e numa zona mista. A linha defensiva mais recuada sim, estava nos 10 metros.

"...O 1-0 e 2-0 aconteceram com alguma naturalidade, ambos por 7-Zé Carlos. Seguidamente poderiam ter surgido o 3, 4 e 5-0, por exemplo, dado o domínio evidente e as falhas clamorosas..."

O 1-0 e o 2-0 aconteceram de reposições de bola com o nosso keeper mal batido e quando as melhores oportunidades pertenciam à nossa equipa, que não se limitava a jogar a bola no pivot e ir bater à cara, dando na 1ª parte mostras que no 1º ano de futsal, aprendeu aquilo que muitos tentam aprender há 10. Sem querer ser pretensioso nem arrogante, os remates por cima e ao lado, não contam como oportunidades de golo. Nem as muitas que sairam pela linha lateral.

"...Quase a atingir-se o intervalo, num lance em que um atleta visitante fica caído por terra junto à sua área, com o seu Mister a solicitar ao nosso banco e jogadores a paragem do jogo, eis que os atletas da casa desistem da bola e com grande brilhantismo e espectularidade um do adversário consegue “fuzilar” de primeira e obter o melhor golo da noite, num claro hino de bradar ao fair play solicitado. Intervalo, 2-3."

O Mister solicitou sim, mas não o ouviram, tanto que o jogador 10 de Carviçais tentou fazer o passe para o homem solto na nossa área, mas foi interceptado e nós, numa situação de 2x1 no contra-ataque fizemos golo. Pergunto eu: e se a bola entra no homem solto na área e este faz golo? Vocês não puseram a bola fora, nem tentaram... afinal onde está o fair play? Ou a falta dele?
Enfim...falsos moralismos.

"...E diga-se, que contra ataque!… certamente o dia mais feliz que jamais ousaram ter, pois foi ”cada sachada sua minhoca”, e puseram-se num instante a vencer por 2-6."

Obrigado pelo elogio ao nosso contra-ataque. Foi sem dúvida um dia feliz. Viajar 200 Km, com 4 jogadores de campo e 3 Guarda-redes (um deles fez dois golos), ganhar o jogo com muito querer e sacrifício deixa-nos sem dúvida contentíssimos.
"cada sachada sua minhoca". Se assim fosse não tinham sido apenas 8.

Talvez se tivessem alterado o jogo, como foi solicitado insistentemente ao vosso Presidente, devido à normal indisponibilidade de muitos que ainda prezam tradições de família a noite tivesse sido melhor para vocês.




domingo, 23 de março de 2008

Resultados da 16ª Jornada

CA Carviçais 6-8 G.D Torre D.Chama

FC Carrazeda
10-3 ADA Foz Côa

Vila Flôr 11-6 Futsal Mirandela

GD Poiares 7-3 Sporting Moncorvo

ADR Santo Cristo 8-8 Benfica Alfândega

Pioneiros Bragança 6-1 UD Felgar

Destaque desta jornada vai para o nº de golos (77 golos em 6 jogos o que dá uma média de mais de 13 golos por jogo). Espectacularidade e festejos não faltaram.

O Carrazeda continua a conhecer apenas a vitória, desta vez contra o ADA Foz Côa. O Vila Flôr bateu o Futsal Mirandela e aproximou-se do 2º lugar. O Poiares levou de vencida a difícil equipa do Sporting de Moncorvo que já não ganha há 3 jornadas. Emoção não faltou na visita do Benfica de Alfândega ao Santo Cristo com 8 golos para cada lado o que ditou um resultado que não interessava a nenhuma das equipas. Os Pioneiros venceram o lanterna vermelha num jogo que teve pouca história.

16ª Jornada - Carviçais Vs Grupo Desportivo TDC

Fomos grandes. Em tudo. Na atitude, no querer mas acima de tudo no sacrifício e companheirismo. Com muitos jogadores indisponíveis (pelas mais diversas razões), apenas 7 fizeram a viagem para Carviçais, sendo 3 deles Guarda-Redes (Molete, Rui Pedro e Rui Freitas), 2 lesionados, um que apenas jogou até aos 5 minutos da 2ª parte (Rui) e outro que sofreu um toque no tornozelo que tinha sido muito castigado no jogo anterior (Nélson). Mesmo assim foram inexcedíveis na entrega ao jogo, o que mostra a união no seio do grupo.

O jogo começou muito táctico, com as duas equipas a não correrem muitos riscos ofensivos, sempre à espera do erro adversário para sair em rápidos contra-ataques. Adiantou-se a equipa da casa através de 2 golos de reposição de bola. A partir do 2º golo adversário, fomos nós a mandar no jogo e a criar as melhores situações de golo. Bruno Costa marca o primeiro e passados apenas 2 minutos Nuno, através de uma excelente jogada colectiva põe justiça no marcador. Defendíamos bem, contra-atacavamos melhor e naturalmente éramos a melhor equipa, com algumas perdidas clamorosas. O golo da noite veio antes do intervalo, com Nélson a "fuzilar" num remate espectacular de 1ª. O jogo ia para intervalo com a melhor equipa em vantagem.

Na 2ª entramos melhor ainda e o marcador disparou para 2-6, com golos de Rui Freitas (GR !!!!!!!) Bruno Costa e Nuno. Até o nosso pequeno João Pedro jogou como jogador de campo e pareceu ser uma séria alternativa :). O resultado parecia controlado, mas atingimos a 6ª falta, reduzindo o Carviçais para 3-6, depois para 4-6 e através de uma desatenção ofensiva para 5-6. O jogo era de parada e resposta e nós voltamos a marcar por Bruno Costa respondendo em seguida o adversário. A faltar 30 segundos para o final e depois de um vermelho para o adversário, o Nuno fez magia e tirou toda a gente do caminho para oferecer o golo ao Rui Freitas colocando o resultado em 6-8, que não mais se alteraria até final.O resultado é justo e premeia a força do querer e o sacrifício da nossa equipa que mostrou carácter e vontade em jogar futsal.
A arbitragem esteve a um bom nível.

GDT jogou:

Molete; Nélson (1); Nuno (2); Bruno Costa (3); Rui Esteves.
Jogaram ainda: Rui Freitas (2) e João Pedro.

Treinador: Alfredo Mariano

Resultado final: 6-8
Resultado ao intervalo: 2-3

Melhor em campo: Espírito de grupo

sábado, 15 de março de 2008

15ª Jornada. GDT - Pioneiros de Bragança

Casa cheia para receber um dos históricos do distrito que já militou na 1ª divisão de Futsal. Foi bom ver e sentir o apoio da nossa gente que tudo faz para que a vitória fique sempre do nosso lado. Mas tal não aconteceu. Com um jogo muito táctico e com os Pioneiros a fazerem pressão alta, ao qual a nossa equipa respondia com reposições rápidas, o resultado não sofreu alterações até aos 12 minutos de jogo. A sorte sorriu aos de Bragança. Logo em seguida empatamos através da marcação de um penalti através de Filipe (que não esteve nos seus melhores dias).

Os árbitros faziam então questão de ser os protagonistas dos jogos e puxavam frequentemente do cartão para acabar com diálogos normalíssimos com jogadores. Talvez tenham de repensar a sua posição no futsal, porque é demasiado estranho não permitirem alguma manifestação de discórdia, mesmo que esta seja um simples "por a mão na cabeça" por achar estranho algumas decisões. Faltas sempre mal julgadas, com claro prejuízo para a nossa equipa e que revoltava o público e os jogadores, que desde cedo se aperceberam que com este tipo de arbitragem era quase impossível ganhar o jogo. Quase no final da 1ª parte mais uma falta correspondida com um livre de 10 metros á qual o nosso João Pedro correspondeu com uma defesa, ressaltando a bola para os pes de um adversário, que se viu desarmado de forma limpa e que o arbitro auxiliar, que ainda não tinha apitado uma falta até então, mesmo quando as faltas ocorriam no lado dele, resolveu participar no jogo, assinalando incrivelmente mais uma falta contra nós, da qual resultou o 2ª golo dos Pioneiros. 1-2 era o resultado no final do 1ª tempo. Isto era apenas uma amostra do que iria acontecer na 2ª parte.

Começamos a 2ª parte a pressionar e a criar algumas situações de golo que o veterano GR dos Pioneiros defendia. A juntar à bola na madeira na 1ª parte, mais duas no inicio do 2º tempo e a sensação que o azar nos persegue sem dar tréguas. Éramos a melhor equipa, mais pressionante e com mais oportunidades e estavamos em desvantagem no marcador. Começou então a actuação incrível da dupla de arbitragem. O excesso de zelo da 1ª parte, transformou-se num "deixa jogar" á boa maneira inglesa, com os nossos jogadores a sairem bem castigados. O 1-3 surge de uma falta nas barbas do 1º arbitro, que fez vista grossa a uma falta clarissima e durissima e à nossa estupefacção respondeu o adversário com um remate dos 12 metros que não deu hipótese de defesa. A revolta era muita e a qualidade da arbitragem era muito pouca. Sem nunca baixar os braços continuamos a procura do golo só parada por faltas. As cerca de 10 faltas sofridas pelo nosso pivot, apenas 2 foram marcadas e estas tiveram que ser bem audíveis. Incrível como se expulsa alguém que faz uma falta a 12 metros da baliza, com um encosto de ombro. Era falta, mas não para dar o 2º amarelo. Critérios duvidosos.

A equipa adversária atingia a 6º falta nós continuávamos a falhar, desta vez 2 livres de 10 metros nos últimos 2 minutos e quando jogavamos com menos um, após expulsão do nosso sacrificado pivot. Fizemos um golo a jogar com menos um, o que mostra bem o querer desta jovem equipa.

O empate não surgiu até ao fim, mas fica a satisfação de saber que lutamos e que tudo fizemos para levar de vencida uma boa equipa, que se mostra melhor do que há uns tempos atrás, embora o "mau feitio" continue a vir ao de cima.

Nota negativa para a dupla de arbitragem que veio de Carrazeda (Baltazar e auxiliar que por incrível que pareça antes de apitar olha para "mestre" do lado oposto) apenas para complicar e ajuizar errado grande parte das situações. Impõe-se uma melhor observação destes dois senhores por parte da AFB, que continuam a prestar um mau serviço ao futsal transmontano, mas acima de tudo a desrespeitar a dignidade de clubes que se esforçam por ter uma equipa digna, lutadora e humilde como a nossa.

GDT jogou:

João Pedro; Marco Pinto; Nélson; Nuno (1); Filipe (1)
Jogaram ainda: Bruno costa; Bruno reis; Filipinho; Rui Esteves; Norberto e Rui Freitas

Ao intervalo: 1-2
Resultado Final: 2-3

Melhor em campo: Nélson
Pior em Campo: Dupla de arbitragem.

terça-feira, 11 de março de 2008

Resultados da 14ª Jornada

UD Felgar 2-7 G.D Torre D.Chama

FC Carrazeda 9-4 Futsal Mirandela

Santo Cristo 2-7 Vila Flôr


GD Poiares 5-5 ADA Foz Côa

Pioneiros Bragança 3-2 Sporting Moncorvo

CA Carviçais 9-4 Benfica Alfândega

Destaque para a vitória do Carrazeda sobre o Futsal que mostra bem quem é a melhor equipa deste campeonato. O Vila Flôr voltou ás vitórias frente ao Santo Cristo que já não ganha há algumas jornadas. Resultado algo surpreendente foi o empate do Foz Côa em Poiares, que só tinha perdido pontos para o Carrazeda. Os Pioneiros levaram de vencida a difícil equipa de Moncorvo pelaq margem mínima o que leva a crer que foi um jogo bastante equilibrado. O Carviçais continua a sua senda vitoriosa "cilindrou" o Benfica de Alfândega por uns expressivos 9 a 4.

14ª Jornada - UD Felgar Vs Grupo Desportivo TDC

Jogo sem muita história e onde houve apenas uma equipa a querer ganhar o jogo. A nossa. Sempre com muita posse de bola, os golos iam surgindo naturalmente, se bem que ficaram por marcar outros tantos. Não pudemos contar com o Nuno, Bruno Reis e Norberto e desde cedo ficamos privados do Rui Esteves que sofreu ligeira lesão. Destaque para os 5 golos apontados por Filipe, que cada vez mais se afirma como um dos melhores marcadores do campeonato e ainda para a estreia absoluta de mais um jovem (João Luis) nestas andanças. Resultado não sofre contestação bem como o trabalho da dupla de arbitragem.

GDT alinhou:

João Pedro (júnior); Nélson; Marco Pinto; Rui Esteves; Filipe (5)
Jogaram ainda: Bruno costa (1); Filipino (1) (Júnior); João Luís (Júnior); PP e Rui Freitas

Ao intervalo: 1-3
Resultado Final: 2-7

Melhor em campo: Filipe

segunda-feira, 3 de março de 2008

3ª Jornada - Infantis

Os miúdos voltaram a vencer. Desta vez a "vitima" foi a a AC Carviçais que não teve resposta ao 4 golos apontados pela equipa que tantos nos enche de orgulho. O jogo fica marcado pelos muitos golos falhados e por vezes por algum excesso de individualismo, já que os nossos jogadores notaram que o desafio se tornou demasiado fácil e resolveram relaxar. Mais uma vez destaque para o Mário, que leva 11 golos em 3 jogos revelando ser uma mais valia nesta época. O resto do grupo está também de parabéns por mais uma vitória, que nos deixa isolados no 1º lugar. O sonho continua...

A.C.D Torre de Dona Chama jogou:

Daniel: Mário (3); Rui (1); Diogo; André;
Jogaram ainda: Rui Pedro; Ronaldo; Marinho; Rúben.

Treinador: Ricardo Tomé

Resultado Final: 4-0