quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Resposta da Associação de Futebol

Temos muito gosto em responder a esta questão que agora nos estão a levantar pois quem não está dentro do assunto acha esta situação muito estranha e não é para menos.

Passamos a explicar:

O Grupo Desportivo da Torre D. Chama, assim como os restantes clubes, foram várias vezes avisados de que nos deviam informar se pretendiam ou não participar nos campeonatos das camadas jovens. Nunca nos fizeram chegar uma resposta escrita e, por telefone, o presidente do G D Torre D. Chama disse-nos que não participava, pelo que se realizou o sorteio do campeonato e taça de infantis só com quatro clubes. Com todo o processo já em andamento dirigiu-se a nós o Sr. Alfredo Mariano, dirigente do G D Torre D. Chama, que se encontrava em Moncorvo a frequentar o curso de treinadores, dizendo-nos que o Grupo Desportivo estava interessado em participar no campeonato de infantis. Foi-lhe respondido que era quase impossível devido a já existir o sorteio realizado e a calendarização organizada para os quatro clubes e que não tínhamos datas disponíveis (eram necessárias mais quatro semanas só para o campeonato ) mas que íamos contactar os outros clubes, estudar o assunto e que depois daríamos uma resposta.

Começando o campeonato mais cedo e cortando algumas folgas dava para encaixar o Grupo Desportivo no campeonato mas não dava para mexermos na taça. Depois de vários contactos os outros clubes, tendo em conta que eram crianças que não tinham culpa da desorganização dos dirigentes, aceitaram a proposta da Associação desde que já não se alterasse a taça. Foi isso que foi comunicado ao Grupo Desportivo Torre D. Chama e feito novo sorteio para o campeonato, mantendo a taça como estava. Quando tínhamos tudo pronto, para nosso espanto, fomos informados que o Grupo Desportivo da Torre D. Chama afinal não queria entrar, coisa que o seu presidente já nos tinha dito no início do processo. Para não voltarmos outra vez com tudo para trás a solução encontrada foi a participação da Associação Cultural e Desportiva Torre D. Chama e para viabilizarmos esta solução tivemos, a título excepcional e contra as regras mais elementares e mais uma vez porque as crianças não têm culpa, autorizar que um dirigente do Grupo Desportivo Torre D. Chama, Sr. Ricardo Tomé, ficasse à frente de uma equipa de outra associação, neste caso a Associação Cultural e Desportiva Torre D. Chama.

Depois de todo o nosso esforço chegamos à conclusão que se queremos uma modalidade organizada não devemos pactuar com estas situações pois corre-se sempre o risco de interpretações desajustadas de quem está por fora do assunto.

Sempre ao dispor.

Cumprimentos

António Moreira

Incrível...

O incrível está a acontecer. A equipa de Infantis da ACD Torre de Dona Chama, está fora da disputa da Taça da Associação de Futebol, sem querer ter jogado. Há apenas 5 equipas no campeonato que como seria de esperar, iriam disputar a vitória na prova. Só que a nossa equipa, nem sequer no sorteio da 1ª eliminatória aparece, sendo excluida automaticamente, em vez de ser apurada. Pedimos a quem de direito, que inclua rapidamente a ACD no sorteio, porque seria vergonhoso privar uma equipa de infantis (não abundam nesta Associação de Futebol), de disputar uma competição que tudo faria para vencer. Mais respeito pela instituição, mas acima de tudo, mais respeito pelas crianças.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

2ª Jorna - Distrital de Futsal Infantis

Os nossos "pequenos" receberam e venceram o Sporting de Moncorvo, num jogo a contar para a 2ª jornada do Distrital de Futsal. O jogo foi dominado pela nossa equipa, que contou com a inspiração do Mário para levar de vencida uma equipa que normalmente é a mais forte neste escalão. A vitória não sofre contestação e nota-se já o bom trabalho que vem vindo a ser feito pelo "mister" Ricardo. Os golos apareciam naturalmente e a vantagem no jogo nunca esteve em causa. A vitória foi por isso natural, e prevê-se um futuro risonho para o futsal na nossa vila, que com jogadores jovens com tamanha qualidade irá sem duvida dar imensas alegrias a todos os que acompanham a modalidade em franca expansão a nível distrital.

ACD Torre de Dona Chama jogou:
Daniel; Mário (5); Marinho: Rui (1); Ronaldo (1); Diogo (1); Miguel Ângelo; Rúben; André (1) e Rui Pedro

Treinador: Ricardo Tomé

Melhor em campo: Mário

Resultado Final: 10-6

domingo, 24 de fevereiro de 2008

13ª Jornada - Futsal Mirandela - GD Torre de Dona Chama

A visita a Mirandela previa-se difícil, mas acabou por ser não tão complicado como esperavamos. O Futsal previa uma vitória fácil e o GDT ia jogar sem pressão na casa do actual 2º classificado. O jogo iniciou com muitas cautelas defensivas e com poucas oportunidades de golo, salvo alguns contra-ataques protagonizados pelo Filipe e Rui. No entanto o Futsal adianta-se no marcador, com um remate que parecia destinado ao insucesso, não fosse a bola ressaltar num jogador do GDT e trair o nosso João Pedro. Passado 1 minuto repunha-se a justiça no marcador com um golo de Filipe. O resultado não caia a nosso favor devido a alguma ineficácia no contra-ataque. Aconteceu o 1-2 por intermédio de Nuno e antes do Intervalo o Futsal empatava com mais uma jogada confusa que acabou por trair o nosso GR. A disposição das equipas não se alterou na 2ª metade e foi a jogar contra 4 que marcamos o 2-3, outra vez por Filipe. Seguramos bem o resultado e continuamos a desperdiçar jogadas de 2x1. Poderiamos ter "acabado" com o jogo inúmeras vezes, mas não tivemos o "instinct killer" necessário. Mas como temos sido bafejados pelo azar, eis que a 45 seg. do final da partida,mais com oo coração do quecom a cabeça, uma remate sem direcção, acaba por bater nas costas do Nélson e trair (outra vez) o nosso GR. Houve ainda tempo para o Futsal desperdiçar um livre de 10 metros e o GDT dois, que poderiam ter dado os 3 pontos. Jogo muito táctico onde a haver um vencedor, seria claramente a nossa equipa. Foi mais solidária, mais rápida, mais perigosa nos lances ofensivos, mas não teve a arte nem o engenho de "matar " o jogo.

GDT jogou:
João Pedro (júnior); Marco Pinto; Rui Esteves; Filipe (2) e PP.
Jogaram ainda: Filipino :) (júnior); Nuno (1); Bruno Costa; Nélson; Bruno Reis e Rui.

Treinador: Alfredo Mariano
Delegado: Ricardo Tomé

Melhor em campo: GDT

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

1ª Jornada - Infantis

Para começar, nada melhor do que uma vitória. De vista a Moncorvo para defrontar a equipa do Santo Cristo fomos sempre superiores á equipa da casa. Destaque para os 2 golos do Marinho e do Mário e para um do André. o assistente de serviço foi o Rui. De destacar também a boa exibição do Daniel, sempre seguro entre os postes, mas por vezes com algumas dificuldades a sair deles. O resultado final foi de 3-5 e os 3 pontos vieram para a Torre.

ACD Torre de Dona Chama jogou:

Daniel; Mário (2); Rui; Marinho (2); Diogo; André (1) e Rui Pedro.

Treinador: Ricardo Tomé

Futsal - Infantis

É verdade!!! Pouca gente o sabe, mas por "carolice" de duas pessoas, este ano voltamos a estar na disputa do campeonato de Infantis, para dar continuidade ao bom trabalho feito na época passada, tanto da parte de dirigentes e treinadores, como da parte dos nossos pequenos mas grandes atletas. A 3º posto na classificação foi brilhante, já que foi o 1º ano que se participou. Espera-se este ano um bom desempenho por parte da nossa equipa, que conta com 10 jogadores inscritos, tendo 6 deles transitando da época anterior. São eles o Daniel (GR), Rui Pedro (GR), o André (Ala); Ronaldo (ala), Miguel Ângelo (Fixo), Rúben (Fixo) e o Marinho (Pivot). As caras novas são o Rui (Universal) o Mário (Universal) e o Diogo (Ala). Os objectivo passam por conseguir ser campeões do distrital de infantis, mas acima de tudo, começar a preparar futuros craques, confrontando-os com uma nova realidade desportiva e ajudando-os a formar como adolescentes e jogadores. Alem do prazer e divertimento, queremos incutir-lhe o gosto pela competição e pela vitória, para no futuro não termos apenas jogadores de futsal, mas sim campeões.
O treinador é o Ricardo Tomé e o seu adjunto é o João Clemente que exerce também as funções de treinador de Guarda-Redes.
Para eles boa sorte e muitas vitórias.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

12ª Jornada - GD Torre de Dona Chama VS S. Moncorvo

Mais um confronto entre as duas equipas, que voltou a ser marcado por um jogo de futsal dinâmico, que a nossa equipa queria ganhar e que a equipa adversária tentava não perder, remetendo-se a uma defesa á zona bem perto da sua baliza, com saidas para o contra-ataque. Tivemos a bola durante 35 minutos de jogo e apenas fizemos 3 golos, muito poucos para tamanha superioridade. A equipa de Moncorvo voltou a responder com um futsal nada vistoso, que já se vai tornando hábito, mas também uma eficácia tremenda em situações de contra-ataque. Começamos a perder, mas rápido empatamos o jogo, e mais rápido ainda voltamos a cair em situação de desvantagem. A superioridade era evidente, com muitos remates à baliza adversária, mas isso não chega, há que traduzir em golos. Fomos para o intervalo empatados a 2 golos, mas com a certeza que fomos superiores, só que sem marcar. Aconteceu o mesmo na 2ª parte. Saimos a marcar com um golão do Filipe, continuamos a dominar e a criar situações claras de golo e eles "cinicamente" rematam à baliza uma vez a cada 5 minutos e fazem uma golo, com o nosso pequeno mas GRANDE João Pedro a ser mal batido. Perto do final , quando tudo faziamos para ganhar o jogo, numa reposição de bola, fizemos auto-golo. Derrota por 3-4, a jogar futsal, contra uma equipa com mais de 10 anos de história, que insiste em tornar os jogos um verdadeiro hino á paciência adversária, já que nada faz para ganhar e acaba por conseguir fazê-lo. Futsal é assim e nem sempre o melhor vence. Há que dar os parabéns à equipa do Sporting de Moncorvo, que não foi uma justa vencedora.

GDT jogou:
João Pedro (júnior); Marco Pinto; Filipinho (júnior); Bruno Reis; Filipe (3)
Jogaram ainda: Nuno; Rui Esteves; Bruno Costa; Norberto; PP e Molete.

Treinador: Alfredo Mariano
Delegado: Ricardo Tomé

Melhor em campo: Filipe

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Dois Jovens valores

Desde a semana passada que o GDT conta com mais dois jovens a treinar com a equipa sénior. São eles João Luís (18 anos) e o Tiago Estrela (17 anos), que na época transacta actuava nos juvenis da ACD de Torre de Dona Chama. De notar que temos já nos quadros do clube, mais duas jovens promessas do futsal transmontano, João Pedro (18) e Filipinho (18), este ultimo convocado para disputar o Inter-Associações que se realizou na Ericeira. Queremos com isto dar continuidade à formação de jovens que serão o futuro da nossa colectividade para alem de promover a modalidade entre os mais novos. As portas desta instituição estará sempre aberta à juventude e é para vocês que trabalhamos.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Taça AFB - Quartos de Final - 2ª Mão

A tarefa era complicada devido aos 8 golos de diferença que trouxemos da deslocação a Moncorvo, mas não era de todo impossível. Começamos bem, mas o golo tardou em aparecer, graças á boa estrutura defensiva da equipa adversária, que se limitava a defender a zona e contra-ataques rápidos, o que já é característico do Sporting. Marcamos aos 12 minutos, mas podíamos dar outra amplitude ao resultado, mas graças a algumas desconcentrações e boa actuação do keeper contrário, isso não foi possível. A equipa de Moncorvo defendia muito bem e atrevo-me a dizer que principalmente na 2ª parte do encontro, apenas passaram do meio campo com a bola controlada, umas 6 ou 7 vezes, sempre em contra-ataque e de onde resultaram 3 golos. Eficácia característica de equipas de 1º escalão. Quanto á nossa equipa, fez tudo para ganhar o jogo, mas o 2-3 que levamos para o intervalo mostrou que era impossível ganhar a eliminatória e "rodou-se" o plantel para dar mais minutos a alguns jogadores que não tem actuado tanto. A atitude foi excelente e praticamos um bom futsal, com dinâmica e organizado. O resultado foi-nos negativo 4-6, mas foi sem dúvida um bom "treino" para daqui a 15 dias. Parabéns aos vencedores.

GDT alinhou:
João Pedro (júnior); Marco Pinto; Filipinho (júnior); Rui Esteves (1); Filipe (2)
PP; Bruno Reis; Nuno (1); Molete; Rui e Bruno Costa.

Treinador: Alfredo Mariano
Delegado: Ricardo Tomé